top of page
produção e interpretação de textos, e oralidade. Observamos, também, que o espaço dedicado às expressões idiomáticas não é muito explorado nas aulas de língua portuguesa. A partir dessas observações, foi realizado o estudo das expressões idiomáticas utilizando o celular.
          A partir dessas observações, foi realizado o estudo das EIs utilizando o celular. A fundamentação teórica baseou-se em Almeida (2003), Barbosa (1990, 1999, 2000, 2001), Bezerra (1998), Biderman (1998), entre outros. As atividades desenvolvidas, em sala de aula, compuseram o corpus do trabalho. Desse modo, partimos da hipótese de que o uso celular, nas aulas de Língua Portuguesa, é uma ferramenta pedagógica relevante para o ensino-aprendizagem. Seguimos os parâmetros do método pesquisa-ação e, por meio de estudos semântico-lexicais, numa perspectiva diacrônica, elaboramos uma proposta de intervenção, posteriormente aplicada em uma turma com trinta e três (33) alunos, do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública da rede estadual de Minas Gerais. Durante essa intervenção, os alunos fizeram leituras de vários gêneros textuais, pesquisaram sobre várias EIs , desenharam, criaram animações – GIFs – e um BLOG, o que resultou no contato com novas palavras e expressões, e assim ampliaram o conhecimento lexical, além de compreenderem que a linguagem se constrói socialmente, pois ao pesquisaram a origem das EIs puderam identificar a construção social dessas expressões pesquisadas. Como produto, desenvolvemos, utilizando o celular, GIFs e um BLOG direcionado a alunos e professores, para divulgação e compartilhamento das atividades desenvolvidas para a pesquisa e dos resultados obtidos.


Palavras-chave: Léxico. Variação e mudança linguísticas. Ensino-aprendizagem. Celular. BLOG.

EXPRESSÕES

IDIOMÁTICAS

Projeto de mestrado desenvolvido com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Minas Gerais.
Por meio de nossa prática em sala de aula, observamos uma carência no desenvolvimento de atividades para o ensino sistemático do léxico, bem como o pouco uso do celular nas aulas. Diante disso, a presente pesquisa propôs-se a utilizar, nas aulas de Língua Portuguesa, o recurso tecnológico do celular como ferramenta pedagógica com vistas a suprir essas carências por meio da exploração das expressões idiomáticas, tendo como foco a ampliação lexical e, consequentemente, a melhoria da capacidade de leitura,
Letícia.jfif
Professora Letícia Maria Pereira dos Santos

Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino (SEE-MG) - Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Mestranda em Língua Portuguesa.
Pós-graduada em Arte-Educação.
Graduada em Letras.

Inscreva-se para saber mais!

Obrigado pelo envio!

Por Letícia Maria Pereira dos Santos.

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Twitter
  • Ícone preto do Pinterest
  • Ícone preto do Instagram
bottom of page